0020 detona ralph

#20 – Detona Ralph: Aceitação e Realização

cp0020 detona ralph

Ralph é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Mas apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha.

Talvez em uma primeira olhada na premissa da animação Detona Ralph, da Disney, podemos ser levados a pensar que a ideia do filme é de promover uma filosofia oriental onde mal e bem são forças em equilíbrio e uma precisa da outra para existir, portanto, cada uma faz sua parte. Bem, quem achar que o filme segue esta lógica está redondamente enganado.

Ralph não é mal de verdade, é apenas um ator no jogo de fliperama. O problema é que quando o jogo acaba e os cidadãos voltam às suas rotinas, todos ainda o tratam com desprezo e exclusão. E para tentar mudar esse panorama ele corre atrás da tal medalha. Para Ralph, assim como muitos de nós, a felicidade e aceitação têm a ver com a glória que recebemos, com o reconhecimento que o mundo nos dá.

A insatisfação de Ralph é derivada de três pontos: sua geografia, seu trabalho e suas habilidades. Ele não gosta do local em que

 nasceu e se encontra, está insatisfeito com a função que ele desempenha e com os dons com que foi dotado. De alguma forma, se ele puder mudar essas coisas, ele pensa que será mais feliz. O problema é que ao tentar mudar tudo isso, ele acaba gerando muito caos e machucando muitos à sua volta.

Ralph não precia de uma mudança de localização, vocação ou capacitação. O que ele precisa é de relacionamentos e amor. Será que como Ralph não estamos buscando aceitação e realização nos lugares errados e pelos motivos errados? O apóstolo Paulo nos diz que qualquer coisa que fizermos sem amor, será como um sino que não faz barulho.

Mas apesar de toda a bagunça gerada por ele, o roteiro do filme muda drasticamente e Ralph se vê envolvido em uma nova história onde o conflito não tem a ver com ele, mas com outros. É aí que ele aprende que o amor e o relacionamento fazem diferença na motivação de suas ações, e através de suas habilidades, ele é capaz de desempenhar um trabalho para mudar o local onde ele se encontra e inclusive se doar totalmente pelo bem dos outros.

Paulo também nos diz que devemos estar contentes em todas as situações e satisfeitos com o que temos, pois nós temos Cristo, o conhecemos e somos conhecidos por ele. Dessa forma, também usaremos nossas habilidades e nosso trabalho para transformar o lugar onde estamos.

1 comentário em “#20 – Detona Ralph: Aceitação e RealizaçãoAdicione o seu →

Deixe uma resposta